O papel da Biblioteca e do Bibliotecário na Educação a Distância: caso na Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

  • Gesiele Farias da Silva Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Monica Marques Carvalho Gallotti Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

A Educação a Distância (EAD) surgiu com vistas a permitir o acesso ao ensino removendo-se as barreiras geográficas que impediam o encontro da aprendizagem, qualificação profissional e desenvolvimento social. Se reveste em uma política pública institucional e governamental. Neste contexto, a biblioteca enquanto instituição com o objetivo de apoiar o processo de busca, disseminação da informação e construção do conhecimento tem uma função preponderante. Em razão disso, essa pesquisa objetiva refletir sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário no apoio a modalidade de EAD por meio de um estudo de caso a fim de, especificamente, discutir suas vantagens, limitações, seus marcos regulatórios e boas práticas neste campo. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, pesquisa documental de caráter exploratório-descritivo abordagem qualitativa bem como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos bibliotecários que atuam no referido Instituto. Como resultado, identifica-se que a biblioteca tem um papel fundamental no acesso à informação e apoio a aprendizagem. Verificou-se a necessidade de produtos e serviços direcionados especificamente aos usuários de EAD, que possuem perfil distintos dos usuários presenciais. Faz-se necessário a aplicação, sobretudo de tecnologias e ferramentas digitais apropriadas que favoreçam a criação de produtos customizados atrair, fidelizar e atender às necessidades de informação específicas desta a comunidade Conclui apontando sugestões de boas práticas, destacando a importância de estudos futuro neste campo.

Palvras chave: Biblioteca Universitária – Polo de apoio presencial. Educação a Distância. Atuação do bibliotecário.

Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/30201

Biografia do Autor

Gesiele Farias da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Bibliotecária da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Monica Marques Carvalho Gallotti , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais na Universidade do Porto reconhecido pelo programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado
2020-09-11
Seção
Resumos de artigos científicos