Elaboração de produtos arquivísticos a partir da representação descritiva da informação

  • Josemar Elias da Silva Júnior Universidade Federal da Paraíba
  • Jefferson Higino da Silva pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Ana Cláudia Cruz Córdula Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Traz considerações acerca da Arquivologia no contexto das organizações sob a perspectiva da elaboração de produtos informacionais a partir do processo de representação descritiva da informação. Ao compreender que a Arquivologia tem como objetivo nortear o gerenciamento da informação orgânica registrada (documento), seja qual for o suporte, os arquivistas lançarão mão da produção de instrumentos de pesquisa ou serviços que viabilizem o fluxo informacional, a consulta ao acervo, bem como, o uso das informações. Neste sentido, tais produtos arquivísticos derivam do processo de representação descritiva da informação, e dentre o leque de possíveis produtos situam-se os guias e inventários, instrumentos de pesquisas que objetivam a otimização do acesso à informação por parte de usuários internos e externos à organização. Sendo assim, este artigo a partir de uma revisão bibliográfica apresenta como se dá a elaboração de produtos da informação arquivística a partir do processo de representação descritiva, especialmente com relação aos guias e inventários, instrumentos necessários para aprimoração dos processos de recuperação, acesso e uso a informação contida nos documentos de um arquivo, sendo uma questão necessária para as organizações, especialmente no que tange aos processos de tomada de decisão.

Palavras chave:

Representação descritiva da informação. Produtos arquivísticos. Guia. Inventário. Documento de arquivo.

Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/download/25997/17725

Biografia do Autor

Josemar Elias da Silva Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Jefferson Higino da Silva, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ana Cláudia Cruz Córdula, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado
2020-09-11
Seção
Resumos de artigos científicos