Sistemas de organização do conhecimento: semelhanças e diferenças

Resumo

A Ciência da Informação é dotada por conceitos multidisciplinares que permeiam as áreas que alicerçam seu desenvolvimento enquanto ciência. Tão logo, percebe-se como desafio aos docentes o domínio de parte desses conceitos. Esta pesquisa explora a área de Organização do Conhecimento, principalmente ao que tange os Sistemas de Organização do Conhecimento. Assim, objetiva analisar os Sistemas de Organização do Conhecimento, a saber: taxonomias, tesauros e ontologias, com a finalidade de construir um quadro teórico estabelecendo as diferenças e semelhanças entre eles. Para tanto, justifica-se pelo caráter relevante de compreender os conceitos e funcionalidades, bem como as diferenças e semelhanças desses sistemas e pela contribuição com o campo da Organização do Conhecimento, pela caracterização disciplinar e por explorar instrumentos de organização do conhecimento. Quanto à caracterização metodológica, essa pesquisa é classificada como um estudo exploratório e bibliográfico, quanto ao percurso metodológico seguiu-se as etapas de levantamento bibliográfico, definição dos conceitos gerais dos sistemas e identificação de diferenças e semelhanças entre os sistemas em estudo. Aponta-se, portanto, que a leitura e aplicação deste estudo em sala de aula promove uma reflexão para que se explorem os sistemas taxonomia, tesauro e ontologia compreendendo conceitos e pontos de convergências e divergência entre eles, além de decidir qual sistema
desenvolver e quais suas aplicações funcionais.

Biografia do Autor

Felipe Mozart de Santana Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Fábio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Publicado
2020-09-14
Seção
Resumos de artigos científicos