Práticas educativas e curriculares desenvolvidas no Curso de graduação em Biblioteconomia

Resumo

Análise das necessidades formativas e do perfil profissional, elementos que são entendidos como produto das relações sociais mediadas pelas atividades humanas, mas que, ao longo do processo de formação profissional, sofrem significativas mudanças, pois tornam-se reflexo das transformações ocorridas no contexto em que estão inseridos. O objetivo deste ensaio é trazer a lume a preocupação com determinadas expectativas formativas do processo de profissionalização do bibliotecário e do mundo do trabalho informacional, de modo a destacar as competências de gestão necessárias ao exercício profissional em contextos de relações sistêmicas, complexas e incertas. As reflexões se pautam em aspectos teóricos sobre práticas docentes e na experiência desenvolvida no curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Toma-se como ponto de referência o componente curricular ‘Planejamento em unidades de informação’. É um relato de experiência de natureza qualitativa, caráter descritivo e que objetiva registrar uma situação real, baseada no trabalho cotidiano ou nas experiências de sala de aula, bem como elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas.De acordo com a perspectiva teórica adotada, essas situações só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Conclui-se que a formação profissional de bibliotecários nos cursos de graduação possui fragilidades empíricas, sendo que as principais são: fragmentação do ensino entre conteúdos,repasse do conhecimento prático-conceitual e ausência de adequada visão geral e sistêmica de organização/empresa.

Palavras-chave: Biblioteconomia-Currículo. Necessidades formativas. Planejamento em unidades de informação.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13687

Biografia do Autor

Raimunda Ramos Marinho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Professora Assistente do Departamento de Biblioteconomia – UFMA.

Publicado
2020-09-14
Seção
Resumos de artigos científicos