A popularização da ciência e a disseminação da informação científica

  • Martha Suzana Cabral Nunes Universidade Federal de Sergipe (UFS) https://orcid.org/0000-0002-0587-5354
  • Raphaela Mota Pereira Veloso Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Paulo Roberto Fernandes Júnior Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Maria Egleide Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Resumo

Este trabalho apresenta o tema popularização da ciência e disseminação da informação científica. Trata da importância da popularização como mecanismo de disseminação da informação produzida nas instituições de ensino superior a partir de seu alcance social, educacional, cultural, político e econômico. Levanta a seguinte questão-problema: como tem sido abordado o tema popularização da ciência na atualidade? Tem como objetivo debater sobre popularização da ciência no âmbito da sociedade atual e na esfera das instituições de ensino superior, onde se dá o maior volume de pesquisa e produção científica nacional. Para sua realização foi adotada pesquisa do tipo exploratória baseada em pesquisa de natureza bibliográfica, tendo sido analisados artigos sobre os seguintes temas: seguintes palavras-chave: popularização da ciência, disseminação científica e ciência da informação. Observa-se que é um tema ainda pouco debatido e que demanda mais investigações, principalmente na atual conjuntura que vem exigindo maior posicionamento das IES em sua relação com a sociedade em geral.

Palavras-Chave: popularização da ciência. Disseminação científica. Ciência da Informação.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13718

Biografia do Autor

Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

É professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Tiradentes (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2008).

Raphaela Mota Pereira Veloso, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMOC). Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Paulo Roberto Fernandes Júnior, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI-UFS), graduando em Biblioteconomia e Documentação pela mesma universidade e Graduado em História pela Universidade de Taubaté (Licenciatura) (UNITAU).

Maria Egleide Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Publicado
2020-09-14
Seção
Resumos de artigos científicos