O uso do periódico cientifico eletrônico por alunos do curso de Biblioteconomia da UFMA

  • Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro Universidade Federal do Maranhão (UFMA) http://orcid.org/0000-0002-8670-330X
  • Silvana Maria de Jesus Vetter Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Resumo

Estudo sobre o uso de periódicos científicos eletrônicos por alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Considera o impacto potencial dos periódicos científicos eletrônicos na comunidade acadêmica, sobretudo no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Tem como objetivo averiguar o uso de periódicos científicos eletrônicos como fonte de pesquisa entre alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMA. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica e empírica, com abordagem quanti-qualitativa, cujos fatos e comportamentos pesquisados consideram os significados, ou seja, buscam compreender suas causas. Os 296 alunos regularmente matriculados no Curso, no ano de 2019, foram convidados a participar do estudo via Sistema de Gestão Acadêmica (SIGAA). Registra um total de 61 respondentes, compondo uma amostra de 20% de participantes, o que indica ser suficiente para delinear o comportamento dos discentes no uso dessas fontes. A aplicação do questionário se deu por meio da ferramenta Google Forms (disponível gratuitamente on-line pela empresa Multinacional Google), que possibilita criar um formulário com campos flexíveis, registrar e armazenar respostas de forma simples, segura e rápida. Conclui que os alunos do Curso de Biblioteconomia fazem uso de fontes on-line de informação, com destaque para as bases de dados e portais de periódicos, que favorecem a aquisição de conhecimentos e elaboração de trabalhos científicos, complementando os conhecimentos obtidos em sala de aula.
Palavras-chave: Artigos Científicos. Periódicos Científicos Eletrônicos. Pesquisa Acadêmica.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13688

Biografia do Autor

Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Estudo sobre o uso de periódicos científicos eletrônicos por alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Considera o impacto potencial dos periódicos científicos eletrônicos na comunidade acadêmica, sobretudo no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Tem como objetivo averiguar o uso de periódicos científicos eletrônicos como fonte de pesquisa entre alunos do Curso de Biblioteconomia da UFMA. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica e empírica, com abordagem quanti-qualitativa, cujos fatos e comportamentos pesquisados consideram os significados, ou seja, buscam compreender suas causas. Os 296 alunos regularmente matriculados no Curso, no ano de 2019, foram convidados a participar do estudo via Sistema de Gestão Acadêmica (SIGAA). Registra um total de 61 respondentes, compondo uma amostra de 20% de participantes, o que indica ser suficiente para delinear o comportamento dos discentes no uso dessas fontes. A aplicação do questionário se deu por meio da ferramenta Google Forms (disponível gratuitamente on-line pela empresa Multinacional Google), que possibilita criar um formulário com campos flexíveis, registrar e armazenar respostas de forma simples, segura e rápida. Conclui que os alunos do Curso de Biblioteconomia fazem uso de fontes on-line de informação, com destaque para as bases de dados e portais de periódicos, que favorecem a aquisição de conhecimentos e elaboração de trabalhos científicos, complementando os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Palavras-chave: Artigos Científicos. Periódicos Científicos Eletrônicos. Pesquisa Acadêmica.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13688

Silvana Maria de Jesus Vetter, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Ciência da Informação, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Publicado
2020-09-14
Seção
Resumos de artigos científicos