Acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas universitárias: estudo de caso no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo discute os resultados de uma pesquisa que analisou as condições de acessibilidade e o uso de tecnologia assistiva no Sistema de Bibliotecas (SIBI) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Trata-se de um estudo de caso, que investigou a aplicação das políticas públicas de inclusão no SIBI do CEFET-MG. Para realização do estudo, foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: a observação realizada em duas bibliotecas do SIBI; questionários enviados através do Google docs para os bibliotecários chefes do SIBI; e entrevistas semi-estruturadas para três alunos(as) com necessidades educacionais especiais. Os resultados mostram avanços como: o recebimento de alunos(as) com necessidades educacionais especiais na instituição de ensino analisada; a construção ou adaptação de prédios acessíveis; o fornecimento de tecnologias para auxiliar os estudantes com alguma necessidade educacional especial nos estudos; e o acolhimento pela maior parte da comunidade acadêmica. No entanto, constatou-se também a necessidade de articulação intersetorial, treinamento de servidores e melhora nas condições de acessibilidade e tecnologia assistiva.

Palavras-Chave: Políticas Públicas. Inclusão. Acessibilidade. Tecnologia Assistiva. Pessoas com necessidades educacionais especiais.

Link: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22362

Biografia do Autor

Kátia Gonçalves dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2019). Especialista em Educação à Distância pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG (2013). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Atualmente Bibliotecária do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

Keila Auxiliadora de Carvalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora Adjunta de História do Brasil Republicano e do Programa de  Pós Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense -UFF, com tese defendida na área de políticas públicas no Brasil Republicano. Pós-doutoranda em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz - COC/Fiocruz. Atualmente desenvolve pesquisas envolvendo os seguintes temas: história política, memória, história oral, história da saúde e das doenças. Tem experiência na área de História do Brasil Contemporâneo, com destaque para os temas: cultura política, identidade, biografias, modernização, políticas públicas.

Publicado
2020-09-14
Seção
Resumos de artigos científicos