Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56399

Resumo

As tecnologias digitais e informacionais constituem-se em ferramentas de grande valia para a pesquisa acadêmica, contanto que seus usuários tenham fluência informacional e tecnológica para desenvolver práticas que contemplem o viés científico-tecnológico. Nessa perspectiva, este estudo objetivou verificar as competências digitais e informacionais dos acadêmicos de todos os cursos em nível de mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Maria. O estudo teve uma abordagem quali quatitativa e abrangeu uma amostra de 117 acadêmicos, compreendendo oito mestrados profissionais. Os resultados evidenciaram que todos os acadêmicos consideram que saber utilizar o computador e a Internet pode influenciar na realização de suas pesquisas acadêmicas. Os recursos tecnológicos que os pós-graduandos afirmaram ter muita dificuldade para utilização ou desconhecer foram os gestores de referência e criação de blogs/páginas na Internet. A maioria respondeu ter alguma dificuldade para utilizar as bases de dados e os catálogos online de bibliotecas, entretanto, recursos como e-mail, redes sociais, grupos, listas de discussões, fóruns e instalação de software, aplicativos, ferramentas, navegadores, representam os recursos que a maioria não tem nenhuma dificuldade para utilizá-los. Com base nesses resultados, constatou-se que as maiores dificuldades apresentadas pelos acadêmicos estão relacionadas aos recursos considerados relevantes para a elaboração de pesquisas acadêmicas, o que evidencia a necessidade do fortalecimento de programas destinados ao desenvolvimento de competências digitais e informacionais no âmbito da instituição.   Palavras-Chave: Mestrado Profissional. Competência Digital. Competência em Informação. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.   Link: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/144/pdf  

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Publicado

2020-12-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos