Modelo lógico da informação no open archival information system: uma reflexão arquivística sobre o pacote de informação para arquivamento

Autores

  • Henrique Machado Santos Universidade Federal do Rio Grande, Brasil
  • Daniel Flores Universidade Federal Fluminense, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56575

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o modelo lógico da informação proposto pelo Open Archival Information System(OAIS), e identificaras suas convergências com a Arquivística. Verifica-se a estrutura do pacote de informação para avaliar a sua capacidade de preservar documentos arquivísticos digitais autênticos em longo prazo. A metodologia utilizada parte do levantamento bibliográfico de materiais previamente publicados. Os dados coletados são analisados de forma qualitativa e a discussão segue a lógica dedutiva. Assim, tem-se um artigo de revisão assistemática, que proporciona uma reflexão sobre o tema e salienta o ponto de vista dos autores. Nas conclusões, observa-se que o pacote de informação para arquivamento comporta questões pertinentes à Arquivística, como, por exemplo, garantia de autenticidade, manutenção da proveniência, organicidade, e histórico de custódia. Portanto, reafirma-se a necessidade da implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis em conformidade com o OAIS.

 

Palavras-chave: Preservação digital. Documento digital. Arquivística.  Repositório digital. Autenticidade.

 

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/46433

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Machado Santos, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Arquivista da Universidade Federal do Rio Grande, Brasil.

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos