Análise do sistema de currículo lattes segundo o Modelo CESM: perspectivas para um sistema de informação para a e-science

Autores

  • Leonardo Lima Günther Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Gregório Varvakis
  • Vinícius Medina Kern Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56578

Resumo

A emergente e-science, com seu uso intensivo de dados e computação, é uma oportunidade para o Sistema de Currículo Lattes, que excede seis milhões de currículos aos 20 anos de existência. Para potencializar a oportunidade, é preciso conhecer e mobilizar os atores e fatores humanos e tecnológicos envolvidos, bem como seus vínculos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descrever o Sistema de Currículo Lattes segundo o modelo de sistema composição-ambiente-estrutura-mecanismo ou CESM, de Mario Bunge, que explicita esses atores, fatores e vínculos. Os procedimentos incluem os dois primeiros passos das regras gerais da pesquisa sistemista bungeana: colocar os fatos sociais em seu contexto mais amplo (ou sistema) e dividir o sistema em sua composição, ambiente e estrutura. As fontes de informação para embasar a abstração do modelo são textosda literatura científica sobre a Plataforma e o Sistema de Currículo Lattes, bem como artigos que citam currículos Lattes como fonte de informação e documentos da Plataforma Lattes na Web. O modelo resultante é apresentado sumariamente em forma gráfica e descrito em forma textual. Discute-se a potencialidade de uso do modelo produzido no Plano de Modernização da Plataforma Lattes. Nas conclusões, apresentam-se as potencialidades da abordagem utilizada e brevemente aspectos sobre o mecanismo de controle social, que, como o estudo de outros mecanismos do sistema, é indicação para trabalhos futuros.   Palavras-chave: E-science. Plataforma Lattes. Modelo de sistema CESM. Sistemismo. Sistemas de informação.   Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/46092/30063    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lima Günther, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Gregório Varvakis

Doutor em Manufacturing Engineering pela Loughborough University, Inglaterra. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Vinícius Medina Kern, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos