Um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de biblioteconomia da UFMT/CUR

Autores

  • Ana Claudia Reis Bittencourt Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil
  • Sheila Cristina Ferreira Gabriel Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Adinael J. Pereira da Trindade Universidade Federal de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56584

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada em 2017 no Curso de graduação em
Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Rondonópolis, como exigência de conclusão do curso. A pesquisa buscou investigar o comportamento dos alunos do 1º ano do curso de Biblioteconomia em relação à leitura. Participaram desta pesquisa 22 sujeitos. O tipo de pesquisa empregado foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se de questionário. A fundamentação da pesquisa, foi alicerçada nas ideias de Tourinho (2011), Brito (2010), Farias (2010), Silva, Andrade e Euclydes (2007) e outros. Dentre os conceitos discutidos por estes autores estão leitura, leitura na universidade. Os dados revelaram que apesar dos sujeitos participantes relatarem ter 100% de frequência de leitura e 82% afirmarem que gostam de ler, mais da metade tem dificuldades em interpretar e compreender um texto, portanto, pode-se dizer que o entendimento do que se lê não é efetivado.


Palavras-chave: Ensino Superior. Leitura. Biblioteconomia. Letramento informacional. Discentes.

 

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1702

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Biografia do Autor

Ana Claudia Reis Bittencourt, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil

Pós-Graduanda em Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade pela Instituição Faveni. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil (2017).

Sheila Cristina Ferreira Gabriel, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutoranda em História pelo Programa de Pós Graduação em História da UFMT. Mestrado em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT/CUR. Especialização em História e Teoria da História pela UFMT/CUR. Graduação em Biblioteconomia pela Fundação Universitária do Oeste (Minas Gerais). 

Adinael J. Pereira da Trindade, Universidade Federal de Mato Grosso.

Mestrado em Geografia no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso.
Especialização em Gestão Pública pela UFMT/CUR. Graduação em História pela UFMT/CUR.

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos