Gestão e organização do serviço de referência: perspectivas contemporâneas

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 
  • Célia da Consolação Dias Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil.
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56589

Resumo

A evolução tecnológica que permeia a sociedade contemporânea representa um dos maiores
causadores de mudança nas práticas de organização, representação e uso da informação, sobretudo em
unidades e serviços de informação. A realidade aponta que é necessária a constante reestruturação e gestão
dos serviços prestados, em especial na concepção orientada para as necessidades dos utilizadores. O presente
estudo está ancorado a um projeto de tese, cuja temática contempla a gestão do serviço de referência.
Objetivo: Apresentar indícios preliminares acerca da composição dos principais elementos que podem
constituir um serviço de referência e informação, adequado às novas tendências da atualidade, nas bibliotecas
universitárias. Metodologia: A pesquisa é de abordagem qualitativa, de ordem intelectual, caracterizada
como uma revisão sistemática da literatura. A amostra de pesquisa foi selecionada a partir da busca nas Bases
LISA, ISTA e LISTA, com uso dos termos “Reference Service” e “University Libraries”, considerando os
artigos de periódicos como materiais de análise, publicados entre 2008 e 2018. A partir da aplicação dos
critérios de inclusão e exclusão, analisaram-se 33 artigos, cujo conteúdo foi identificado por meio do
estabelecimento de uma matriz de síntese. Conclusões: Com os apontamentos da literatura, concluiu que os
serviços, oferecidos tanto na concepção presencial quanto digital, precisam ser planejados e gerenciados a
partir da conjugação dos elementos: tecnologias, profissionais e utilizadores, cuja informação é o insumo que
sustenta essa tríade. Assim, aumentam-se as possibilidades dessa informação atender e satisfazer uma
necessidade, o que garante o alcance do objetivo principal dos serviços de referência.

 

Palavras-chave: Organização da informação. Uso da informação. Gestão de bibliotecas universitárias.
Serviço de Referência.

 

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1651

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Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC), Escola de Ciência da Informação (ECI), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Célia da Consolação Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil.

Doutora em Ciência da Informação, Professora Adjunto na ECI/UFMG e pesquisadora do PPGGOC/UFMG. 

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil.

Doutora em Ciência da Informação, Professora Adjunto na ECI/UFMG e pesquisadora do PPGGOC/UFMG. 

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos