Tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar – estudo de caso em Portugal

Autores

  • Ana Luísa Rodrigues Universidade de Lisboa (UL)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56592

Resumo

As “novas” tecnologias e metodologias a estas associadas assumem um papel incontornável na escola
e na atual sociedade do conhecimento. E serão realmente novas, as tecnologias e as metodologias? Para o
desenvolvimento de competências diversificadas e uma maior integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, foram concretizadas práticas de ensino, com utilização das metodologias de: investigação de grupo e trabalho de projeto, com recurso a uma biblioteca escolar. Baseado numa abordagem qualitativa, verificou-se neste estudo de caso um desenvolvimento de competências dos alunos, nomeadamente de reflexão crítica e autonomia, facilitando a aprendizagem e o incremento da sua motivação.

 

Palavras-chave: Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Biblioteca escolar. Competências. Ensino de
Economia.

 

Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1619

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Biografia do Autor

Ana Luísa Rodrigues, Universidade de Lisboa (UL)

Doutora em Educação, especialidade TIC na Educação, pela Universidade de Lisboa (UL). Professora Auxiliar no Instituto de Educação da UL. 

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos