Perspectivas do e-Book acadêmico de acesso aberto

Autores

  • Ursula Blattman Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Fachin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisabete Werlang Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56652

Resumo

 Apresenta- se reflexões a respeito das mudanças do livro, do formato impresso para o digital, o e-Book no contexto do acesso aberto, as vantagens e desvantagens do livro no formato eletrônico, ferramentas para autores publicarem seus próprios e-Books, assim como as perspectivas para o futuro da produção e usos do e-Book acadêmico em âmbito internacional. O estudo, de cunho exploratório descritivo, verificou o perfil das bases de dados de e-Books, disponíveis no Portal Capes - Brasil. Entre os resultados, são descritas 50 bases de dados de e-Books disponíveis, classificadas como de acesso aberto ou restrito, país de origem, área de conhecimento e acervo. Para a análise das características e dados quantitativos, foram consultadas as respectivas páginas. Foi possível observar características do acervo de e-Books acadêmicos disponíveis no portal da Capes. A amostra indica a predominância por bases pagas, com acesso restrito, em sua maioria bases comerciais americanas, com acesso limitado apenas à comunidade científica. Esse cenário abre motivações para diversos questionamentos e possíveis pesquisas das mais diversas vertentes. Nesse sentido se fazem necessárias reflexões a respeito do mercado editorial de livros científicos/acadêmicos e suas perspectivas de acesso a toda sociedade.   Palavras-chave: Livro eletrônico. Modelos de negócios. Editoração científica.   Link: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/21154/26273

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Biografia do Autor

Ursula Blattman, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil.

Juliana Fachin, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil.

Elisabete Werlang, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil.

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos