A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assistiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56661

Resumo

O trabalho apresenta a concepção do docente de educação profissional sobre a inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante de São Paulo com a utilização de tecnologia assistiva. Esta modalidade de ensino possibilita a inclusão do deficiente no mercado de trabalho, fomentando o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU. O objetivo é investigar a percepção dos docentes,  a caracterização da inclusão da pessoa com deficiência e o uso da tecnologia assistiva, contribuindo com o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos conforme a Agenda 2030. A abordagem utilizada caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, bem como a utilização de questionários como método. Obteve-se como resultado o conhecimento parcial sobre tecnologia assistiva, a falta de conhecimento adequado do termo inclusão. Fundamentada em conceitos de inclusão, na classificação e no uso das tecnologias assistivas na educação, conclui-se que há precariedade de formação e de informação adequada.

 

Palavras-chave: Educação profissional. Crescimento inclusivo. Crescimento sustentável. Inclusão na educação.

 

Link: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/31640

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Ribeiro Ramos, Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo

Centro Estadual de Educação Tecnológica, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Roberto Kanaane, Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo

Centro Estadual de Educação Tecnológica, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos