Entre a teoria e a prática: a constituição de uma rede de formação das competências em leitura e em informação

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56662

Resumo

Coloca em análise o desenvolvimento da competência leitora no campo da Ciência da Informação, refletindo acerca da constituição de uma rede de formação dessa competência inter-relacionada com a competência em informação. Por meio da pesquisa exploratória e descritiva, caracterizada quanto aos procedimentos como bibliográfica e observação do campo, seleciona um conjunto de publicações científicas que vão ao encontro de ações colaborativas, direcionadas para processos investigativos e formativos. Identifica que na sociedade da informação e do conhecimento solicita-se do sujeito leitor uma competência leitora que depreende da combinação de habilidades e técnicas no campo da informação (competência em informação), assim como da aquisição de habilidades cognitivas e atitudes relacionadas com a escrita (alfabetização) junto com a mobilização de práticas de leituras socialmente constituídas (letramento). Diante da potência dos fluxos de informação disseminados no ciberespaço potencializados pela linguagem multimodal (textual, sonora, imagética, etc.), enfatiza-se que a formação da competência em redes colaborativas, dada a característica da era digital, deve cada vez mais extrapolar o espaço físico que instituições como as bibliotecas, as escolas, os espaços comunitários, as universidades e outros ambientes, haja vista que uma grande parte da sociedade contemporânea encontra-se excluída e não utiliza os variados tipos de suportes e ferramentas tecnológicas comumente disponibilizadas.

 

Palavras-chaves: Ciência da Informação. Competência em informação. Competência leitora. Sociedade da Informação. Sociedade do conhecimento.

 

Link: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/31682

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Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlim, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil.

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos