Por que as Fake News têm espaço nas mídias sociais? uma discussão a luz do comportamento infocomunicacional

Autores

  • Barbara Coelho Neves Universidade Federal da Bahia
  • Jussara Borges UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56672

Resumo

Este artigo apresenta o comportamento dos usuários ao interagirem com fake news no contexto das mídias sociais. O intuito foi discutir o contexto informacional dos usuários que utilizam as mídias sociais para propagar informações falsas e características dos cenários utilizados, atualmente, nas mídias sociais digitais. Nesse sentido, tem como objetivo a compreensão acerca do comportamento infocomunicacional dos usuários que utilizam suas redes sociais na Internet como meio de comunicação e para busca e recuperação da informação. Os objetivos específicos pretenderam analisar o comportamento dos usuários nas mídias sociais digitais, perante as Fake News, e identificar quais recursos são destacados como necessários para combater a propagação de notícias falsas na Internet. A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica. Foi realizada uma contextualização entre a nova realidade digital e todas as classes sociais, levando em consideração que os mais jovens e escolarizados são os que mais acessam a Internet. Como resultado, destaca-se alguns recursos que podem ser necessários para promover um comportamento do usuário, visando combater a proliferação de notícias falsas por meio digital. Conclui-se alertando para a importância de se considerar o comportamento infocomunicacional dos usuários perante as mídias sociais, principalmente no que tange à identificação, disseminação, difusão e recuperação de notícias falsas e verídicas por meio das mídias sociais digitais.

 

Palavras-chave: Comportamento infocomunicacional. Fake News. Mídias sociais. Internet. Marketing Digital.

 

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/50410

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Coelho Neves , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação (UFBA). Mestre em Ciência da Informação. Professora adjunta do Instituto de Ciência da Informação (UFBA).

Jussara Borges, UFRGS

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Professora adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFRGS).

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos