Dados abertos CAPES: um olhar à luz dos desafios para publicação de dados na web

Autores

  • Emanuelle Torino Universidade Estadual Paulista
  • Gustavo Lunardelli Trevisan Universidade Estadual Paulista
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56688

Resumo

A Lei de Acesso à Informação instaurou, no Brasil, a necessidade da abertura dos dados governamentais, em benefício do acesso às informações públicas. Esses dados devem ser disponibilizados visando à descoberta, compreensão e reuso. Logo, o estudo objetivou discutir o atendimento de conjuntos de dados abertos governamentais aos desafios para a publicação de dados na web, apresentados pelo World Wide Web Consortium. A análise verificou a adequação de 29 conjuntos de dados acerca da avaliação da pós-graduação stricto sensu disponíveis no portal Dados Abertos CAPES aos 13 desafios para a disponibilização de dados na web, bem como os benefícios alcançados pelo atendimento, a fim de auxiliar os produtores na melhoria dos dados. A partir da análise foi possível verificar que, dos 13 desafios, apenas um foi considerado atendido, seis são parcialmente atendidos, quatro não atendidos e dois não se aplicam. Os dados disponíveis no portal Dados Abertos CAPES atualmente não atendem à primeira estrela dos dados abertos, contudo, possuem condições de atender à terceira estrela, indicando adequadamente a versão da licença Creative Commons adotada, visto que disponibilizam os dados em formato CSV. Além disso, há a necessidade de reestruturar os metadados para favorecer a compreensão e a processabilidade dos dados.

 

Palavras-chave: Dados abertos governamentais. Desafios para a disponibilização de dados na web. Lei de Acesso à Informação.

 

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/issue/view/279

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Biografia do Autor

Emanuelle Torino, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil.
Bibliotecária, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-3791-9884

Gustavo Lunardelli Trevisan, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-4175-7910

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista
(UNESP), Marília, São Paulo, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-4216-0374

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos