Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56701

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em administração e contabilidade nos períodos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. A metodologia utilizada contou com as técnicas de análise bibliométrica e de rede social 1-mode e 2-mode. Constatou-se alta centralidade nas redes de coautoria e das instituições, realçando os atores Gilberto José Miranda e a USP. As redes two-mode corroboraram com as redes 1-mode, enfatizando a importância e relevância das instituições e dos temas abordados nesta pesquisa. As redes 2-mode contribuíram para manifestar a envergadura das instituições, e a tendência dos temas divulgados na academia, impactando diretamente para melhor entender e compreender como as redes de colaboração e a produção científica da área Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade são difundidas e socializadas na academia.

 

Palavras chave: Produção científica. Ensino e pesquisa em administração e contabilidade. Bibliometria. Rede one-mode. Rede two-mode.

 

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3915

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Prof. Adjunto da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR)
Pós-Doutor em Administração (UNIFOR)
Doutor em Administração (UNINOVE)
Doutorando em Contabilidade (UnB)

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos