Altmetria e impacto social da ciência na área de Comunicação e Informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais

Autores

  • Thaiane Moreira de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • José Henrique Cabral de Paiva Filho Universidade Federal Fluminense
  • Camila Ribeiro Parreira Universidade Federal Fluminense
  • Rayane Pantoja Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56710

Resumo

Busca-se refletir sobre o impacto social da ciência pela altmetria, investigando a presença, circulação e atenção on-line das revistas da área de Comunicação e Informação, utilizando os seguintes procedimentos: 1) coleta de dados sobre as revistas brasileiras em Comunicação e Informação; 2) mapeamento da presença dessas nos sites de redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram; 3) análise de redes sociais com foco em análise de conteúdo sobre o engajamento das páginas das revistas identificadas; 4) mapeamento de dados altmétricos das revistas nas plataformas Dimensions e Altmetric. A proposta desta pesquisa mista multidimensional é entender como a produção científica da área tem circulado em redes sociais. Os resultados apontam que a área de Comunicação e Informação tem baixa presença, tanto nas plataformas Dimensions e Altmetric, quanto nos próprios sites de redes sociais. A circulação da produção científica refere-se mais à divulgação de pesquisadores individuais do que perfis institucionais dos periódicos, com baixo engajamento
do público não acadêmico. No entanto, tem havido aumento progressivo desta presença e atenção on-line, apontando para um crescimento do uso de sites de redes sociais para a divulgação da produção científica como estratégia de comunicação institucional dos periódicos.

 

Palavras-chave: Altmetria. Impacto social da ciência. Comunicação e Informação. Sites de redes sociais. Metodologia mista.

 

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/issue/view/279

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaiane Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ – Brasil, com período
sanduíche em Uppsala University - Suécia. Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Brasil .
http://lattes.cnpq.br/4073806576367509


José Henrique Cabral de Paiva Filho, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Biblioteconomia da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ - Brasil. Bolsista
da Universidade Federal Fluminense(UFF) - Brasil.
http://lattes.cnpq.br/7460683159556917

Camila Ribeiro Parreira, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense(UFF) - Niterói, RJ - Brasil.
Bolsista da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil.
http://lattes.cnpq.br/8576597540013149

Rayane Pantoja, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal Fluminense(UFF) - Niterói, RJ - Brasil.
Graduanda em Arquivologia Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil.
http://lattes.cnpq.br/4576055222633761

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos