Mapa de Empatia para os Estudos de Usuários da Informação: proposta de abordagem interdisciplinar

Autores

  • Ana Clara Cândido Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais FCSH/UNL, Portugal
  • Patrícia Soares da Silva Bertotti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56805

Resumo

O objetivo é apresentar o instrumento ‘Mapa de Empatia’ como proposta complementar às análises e os métodos consolidados para os estudos de usuários da informação. Trata-se de um instrumento consolidado em gestão & negócios e que tem despertado interesse para outros contextos de aplicação. O potencial do Mapa de Empatia em aplicações de estudos de usuários está na compreensão do seu comportamento e necessidades. É um estudo exploratório, reúne conceitos de áreas distintas para obtenção de soluções complementares. A análise desta aplicação analisa o ponto de vista do usuário da informação.

 

Palavras-chave: Estudos de Usuários. Mapa de Empatia. Perfis de usuários.

 

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8204

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais FCSH/UNL, Portugal

Doutora em Avaliação de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora Associada no Centro Interidisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).

Patrícia Soares da Silva Bertotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, integrante do grupo de pesquisa em Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação.

Publicado

2020-12-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos