Biblioteca comunitária Bruno Fenzl: um estudo de caso de seu papel educativo no contexto da comunidade de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro

Autores

  • Telma Socorro Silva Sobrinho Universidade Federal do Pará
  • Claudia Saldanha Coimbra Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56818

Resumo

Apresenta estudo de caso realizado na Biblioteca Bruno Fenzl, uma das unidades do Instituto Ampliar – Organização não Governamental (ONG) – que visa desenvolver  trabalhos de sensibilização ambiental nas praias de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro Belém-PA. Tem como objetivo analisar a forma como a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl contribui, dando apoio educacional e promovendo incentivo à leitura a estudantes pertencentes a comunidade onde está inserida. Adota uma abordagem qualitativa onde a coleta de dados se deu por meio de entrevistas individuais, seguindo um roteiro estruturado, utilizando-se da técnica metodológica de análise do desenho. Os resultados revelam que apesar de estarmos na era da internet, ainda assim, o livro impresso é um suporte bastante atrativo quando se trata de práticas de leitura.

 

Palavras-chave: Biblioteca comunitária. Função pedagógica da biblioteca comunitária. Leitura. Desenho infantil.

 

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/9434

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Biografia do Autor

Telma Socorro Silva Sobrinho, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, na área de Representação Temática da Informação, leitura e bibliotecas escolares.

Claudia Saldanha Coimbra, Universidade Federal do Pará

Bibliotecária e Pedagoga, atuando em Escola do Municipio de Belém-PA.

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos