A importância das disciplinas arquivísticas na prática secretarial: a percepção dos estagiários de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa lotados em instituições públicas

Autores

  • Mailson Xisto da Silva
  • Douglas Ribeiro de Moura Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56837

Resumo

O presente estudo buscou identificar a percepção dos estagiários de Secretariado Executivo Trilíngueda Universidade Federal de Viçosa (UFV) lotados em instituições públicas em relação a duas disciplinas presentes na grade curricular do curso, Arquivística e Gestão Documental. Entendendo que estas são fundamentais para a capacitação profissional dos futuros secretários executivos, a pesquisa também se justificou por ser uma oportunidade de verificar eventuais pontos positivos ou de melhora na oferta de conteúdos arquivísticos para os graduandos. Para cumprir com o proposto, realizou-se, a partir do envio de questionários semiestruturados, um levantamento de natureza qualitativa e de cunho descritivo que levou à conclusão de que há uma impressão positiva das disciplinas por parte dos estagiários, que em sua maioria atuam diretamente com a gestão documental no dia a dia. Por outro lado, constatou-se a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática, já que os discentes que cursaram ambas as matérias (uma é obrigatória e outra é optativa) conseguiram realizar análises mais aprofundadas e ações mais efetivas que os demais. Sugere-se, com base nas respostas, o aumento dos conteúdos relacionados à Gestão Eletrônica de Documentos e a realização de visitas técnicas durante o semestre letivo.

 

Palavras-chave: Arquivística. Gestão Documental. Secretariado Executivo.

 

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/49751/30164

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Biografia do Autor

Douglas Ribeiro de Moura, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Letras Secretário Executivo -UFMG.

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos