Normalização de trabalhos acadêmicos: da teoria à prática

Autores

  • Daniele Spadotto Sperandio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul 

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56838

Resumo

A exigência da normalização nos trabalhos acadêmicos possui como finalidade a organização e apresentação do trabalho em termos de estrutura, conteúdo e fontes utilizadas para seu desenvolvimento. Considerando a importância das normas no âmbito acadêmico, oobjetivo deste estudo é apresentar os resultados do projeto de ensino “SOS normalização”desenvolvido no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Votuporanga, durante o ano de 2017.O projeto viabilizou:monitoria para auxiliar as orientações tanto na elaboração quanto na diagramação de trabalhos acadêmicos; elaboração de guias simplificados para aplicação das normas; e oferta de minicursos à comunidade interna  e externa. Trata-se de uma pesquisa-ação, por possuir caráter participativo com o foco de modificar o comportamento do grupo onde as atividades foram desenvolvidas.Verificou efetiva participação do público durante o período de desenvolvimento do projeto,além de registrar aumento na procura pelas orientações ao longo do semestre e no decorrer do processo de escrita dos trabalhos acadêmicos. Como conclusão foi possível avaliar que o projeto contribuiu de maneira positiva para o enriquecimento acadêmico, pois auxiliou discentes, docentes, servidores e comunidade externa na utilização das normas, desmistificando a percepção de que são complexas para serem compreendidas e aplicadas.

 

Palavras-chave: Normalização documentária. Trabalho acadêmico-científico. Normas técnicas. Redação científica.

 

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/48098/29370

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Spadotto Sperandio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul 

Mestranda em Educação - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Publicado

2020-12-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos