Biblioterapia: a leitura e a palavra no empoderamento feminino

Autores

  • Ronald Tavares Leão Moret Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Teixeira de Freitas
  • Maria Valquíria Barbosa Santana

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56840

Resumo

O presente relato tem como objetivo descrever as experiências obtidas com as sessões de biblioterapia desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão “Biblioterapia: a leitura e a palavra no empoderamento feminino”, cujo objetivo foi fomentar o fortalecimento da autoestima e o empoderamento da mulher, por meio de materiais literários e outros recursos informacionais, a fim de sensibilizá-las quanto às descobertas de suas potencialidades em ações empreendedoras que tenham impacto social. O projeto, contemplado no Edital do Projeto Margaridas IF Baiano 2018, consistiu na aplicação do método biblioterapêutico junto a um grupo de 20 mulheres da comunidade São Benedito, localizada na zona rural do município de Teixeira de Freitas-BA. Durante os encontros quinzenais foram realizadas dinâmicas de grupo, leituras de diversos gêneros textuais, debates e oficina de leitura e escrita. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação direta intensiva, tanto na forma assistemática como na participante artificial, e a observação direta extensiva, uma vez que os pesquisadores primeiro integraram-se “ao grupo com a finalidade de obter informações”. Observou-se por meio da expressão facial, vocal e corporal que as participantes vivenciaram os elementos biblioterapêuticos, apresentaram mudança comportamental progressiva em relação a expressar-se em público e a defender seus posicionamentos perante o grupo. Verificou-se ainda que, com base na leitura dirigida dos textos e das imagens estáticas ou em movimento utilizadas durante as sessões de biblioterapia, as mulheres refletiam sobre a importância do papel feminino na atuação política da comunidade por meio do associativismo, da prática da sororidade e da posição de liderança que podem desenvolver social, cultural e econômico na comunidade.

 

Palavras-chave: Empoderamento feminino. Biblioterapia. Leitura dirigida.

 

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/49173/30157

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Biografia do Autor

Ronald Tavares Leão Moret, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Teixeira de Freitas

Bacharel em Biblioteconomia; Especialização em Biblioteconomia e Gestão de Biblioteca Escolar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano -Campus Teixeira de Freitas.

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos