Grupos de pesquisa em ciência da informação da região nordeste do brasil: análise da produção, temáticas e disseminação da comunicação científica

Autores

  • Andreza Pereira Batista Universidade Federal do Ceará
  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56851

Resumo

Introdução: A produção científica brasileira é fomentada por meio dos estudos desenvolvidos por grupos de pesquisa, especialmente os que estão registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estes grupos são ligados a instituições de ensino e pesquisa, em particular às Universidades Públicas Federais. Em vista disso, o artigo tem como questões de partida: quais as principais temáticas dos grupos de pesquisa em Ciência da Informação da Região Nordeste do Brasil e quais os meios de comunicação mais utilizados pelos líderes dos grupos para a disseminação das produções científicas? Objetivo: apresentar o cenário da produção dos Grupos de Pesquisa nordestinos em Ciência da Informação, cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, suas principais abordagens temáticas e os veículos de comunicação utilizados. Metodologia: aplica como método o estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados o Diretório dos Grupos de Pesquisa e as produções publicadas pelos líderes dos grupos na base de dados Web of Science e para a análise a metodologia Análise de Conteúdo. Resultados: aponta que os Grupos de Pesquisa em Ciência da Informação nordestinos são focados em pesquisas relacionadas às temáticas: gestão, mediação e tecnologia da informação, utilizando como suporte de disseminação de suas pesquisas os artigos em periódicos científicos. Conclusões: os Grupos de Pesquisa nordestinos possuem publicações científicas de qualidade e publicadas em periódicos com Qualis/Capes, demonstrando o comprometimento dos pesquisadores em produzir conhecimentos para a (re)utilização pela comunidade acadêmica, e consequentemente, para a sociedade.


Palavras-chave: Ciência da Informação. Comunicação Científica. Gestão da Informação.

 

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/39003/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Pereira Batista, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Bolsista PIBIC.

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos