Epistemologia em ciência da informação: cenário internacional a partir da web of science

Autores

  • Augiza Karla Boso Anselmo Instituto Federal de Santa Catarina
  • Rosângela Schwarz Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cezar Karpinskic Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56863

Resumo

Introdução: A publicação de artigos científicos é necessária para o avanço da ciência. Objetivo: O objetivo geral é analisar o cenário internacional da publicação científica sobre Epistemologia em periódicos da área de Ciência da Informação indexados pela Web of Science (WoS). Os objetivos específicos são a) identificar os títulos de periódicos com maior número de publicação sobre o tema, bem como sua tipificação editorial; b) relatar os tipos de acesso dos periódicos por país; c) apontar as palavraschave mais utilizadas e d) Identificar os epistemólogos mais utilizados no referencial teórico. Metodologia: O estudo foi caracterizado como exploratório, descritivo e quantitativo. Como procedimentos técnicos, fez-se uma pesquisa bibliográfica na principal coleção da WoS, utilizando a estratégia de busca: (TI=(epistem*) AND SU=(library and Information Science)). O período estipulado foi de 2003 a 2018 e
obteve-se um total de 113 artigos válidos. Resultados: Os resultados mostram que os periódicos com mais artigos publicados foram Knowledge Organization, com 14 artigos, seguido do Journal of Documentation, com nove artigos. Observa-se que os 113 artigos foram publicados em 41 títulos de periódicos e que pertencem a 26 editoras distintas. As palavras-chave mais utilizadas foram “epistemology” citada 23 vezes, seguido de “information science”, 10 vezes e “methodology”, 04 vezes. Quanto aos epistemólogos mais citados, o destaque foi para Wittgenstein, seguido de Kuhn, Feyerabend e Popper. Conclusões: Conclui-se que o cenário internacional da publicação científica sobre Epistemologia em periódicos da área de Ciência da Informação, indexados pela Web of Science (WoS) relatam a evolução filosófica e teórica da própria epistemologia aonde, ainda, a grande maioria (73,2%) são títulos por subscrição.

 

Palavras-chave: : Produção textual científica. Periódicos científicos. Epistemologia.

 

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38930/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augiza Karla Boso Anselmo, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bibliotecária do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Rosângela Schwarz Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cezar Karpinskic, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2020-12-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos