Difusão de produtos informacionais: intersecções entre linguagens documentárias, marketing e arquivologia

Autores

  • Ismaelly Batista dos Santos Silva UFPB
  • Ednaldo de Brito Santos UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56895

Resumo

As Linguagens Documentárias (LD) são um importante e já estabelecido recurso estratégico voltado a Organização e Tratamento da Informação (OTI). Neste sentido, o presente estudo, objetiva verificar o contexto das linguagens documentárias e seus produtos, bem como analisar interlocuções conceituais mediante a abordagem do Marketing para o contexto das LD na Arquivologia. A pesquisa está tipificada como sendo explicativa e toma por base o levantamento e revisão de literatura sob uma abordagem qualitativa que conta com a técnica de análise de conteúdo como insumo para interpretação dos dados coletados. Como resultados são apresentadas intersecções no contexto interdisciplinar das temáticas estudadas, nas quais, situa-se a análise da informação como etapa preliminar ao Marketing para que se possa trabalhar a difusão na área de Arquivologia. Por fim, conclui-se que mediante as etapas de tratamento e organização da informação no momento de análises das informações para compor as LD é possível inferir as estratégias de Marketing presentes na difusão dos produtos informacionais.

 

Palavras-chave: Linguagens Documentárias. Arquivologia. Marketing. Produtos Informacionais. Difusão.

 

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/43964

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Biografia do Autor

Ismaelly Batista dos Santos Silva, UFPB

Mestra em Ciência da Informação | UFPB.

Ednaldo de Brito Santos, UFPB

Bacharel em Arquivologia | UFPB.

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos