Competência em Informação: estudos introdutórios sobre a temática na Itália

Autores

  • Marcela Reinhardt de Souza
  • Elizete Vieira Vitorino

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56932

Resumo

Este estudo aborda o tema da information literacy na Itália. Com aumento do número de informações disponíveis para a população, o desenvolvimento da competência em informação ganha importância na atual sociedade. Este artigo identifica a literatura publicada sobre competência em informação na Itália, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Aponta as fontes de informação com trabalhos disponíveis sobre a temática; identifica as principais publicações e verifica as temáticas apresentadas nas publicações científicas a respeito da competência em informação na Itália. Foram recuperados documentos nas bases de dados Directory of Open Access Journals, Library and Information Science Abstracts, Information Science & Technology Abstracts e Web of Science e nos levantamentos publicados por Basili (2014) e Crocetti (2012). Os resultados foram complementados com dados obtidos na European Conference on Information Literacy dos anos de 2013 a 2018, o que perfez 136 documentos. Verificou-se crescente debate na área a partir dos anos 1990, que se intensifica após 2004 com pesquisadores italianos influentes como Carla Basili e Laura Ballestra. Os estudos italianos identificados relacionavam a competência em informação com diversos temas, entre eles: a preocupação com políticas públicas inexistentes ou insuficientes, ações práticas, questões éticas e ambientais, grupos vulneráveis, a área da saúde e tecnologia.


Palavras-chave: Competência em informação. Revisão bibliográfica. Itália.


Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/97792

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos