Rede de colaboração científica

avaliação sobre o impacto da produção científica dos docentes de Ciência da Informação no Nordeste

Autores

  • Janyelle Mayara Bento PPGCI/UFAL
  • Ibsen Mateus Bittencourt PPGCI/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2021v16n1.57440

Resumo

O trabalho agora apresentado é parte integrante de um projeto de pesquisa em andamento, qualificado em agosto de 2020, como prerrogativa ao cumprimento do regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL). O desenvolvimento das tecnologias digitais tem refletido em alterações significativas no modelo de ciência moderna que conhecemos. Na última década vimos o surgimento de novos canais de comunicação formais e informais, bem como a inserção de novas etapas no processo de produção e comunicação da ciência. Elaborar estudos de forma colaborativa tornou-se um reflexo da redução de espaço e tempo entre as comunicações entre os cientistas, assim estudar o comportamento dos atores nessas redes sociais de colaboração pode corroborar na mensuração do impacto da produção científica dos mesmos, indicando centralidade, densidade, líderes e pontos nodais do campo científico. Este estudo objetiva, portanto, investigar qual o padrão de colaboração científica dos docentes dos Programas de Pós Graduação em Ciência da Informação da região Nordeste. Através de um estudo descritivo com enfoque misto, foi realizado um estudo cientométrico utilizando o script livre Lucylattes, uma ferramenta de extração de dados compatível com a Plataforma Lattes. A análise dos dados obtidos na pesquisa será feita a partir de sua estruturação utilizando técnicas de Análise de Redes Sociais (ARS) com o uso de relatórios gerados pelo software supramencionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janyelle Mayara Bento, PPGCI/UFAL

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas. Aluna concluinte do curso de Biblioteconomia na UFAL e integrante do grupo de Pesquisa Lab-iMetrics. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas. 

Ibsen Mateus Bittencourt, PPGCI/UFAL

Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação -PPGCI e no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT, ambos na Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Administração de Empresas (Mackenzie-SP), Mestre Educação Brasileira na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação TIC (UFAL), MBA em Gestão de Turismo (UBM-RJ), Especialista em Matemática (UFPE), Bacharel em Administração de Empresas (UFAL) e Bacharel em Turismo (CESMAC). 

Downloads

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Pesquisas em andamento