ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASOS NO BRASIL
Palavras-chave:
Gestão da Qualidade, Gestão Hospitalar, Acreditação Hospitalar.Resumo
A contínua introdução de novas tecnologias no ambiente hospitalar exige processos educacionais permanentes tanto na área técnica quanto gerencial. A qualidade dos serviços de saúde e seu contínuo aperfeiçoamento são de interesse público no qual representam um indicador do atendimento de demandas sociais e da eficiência do Estado. No setor empresarial representam um diferencial na escolha de hospitais. O objetivo da pesquisa foi descrever o processo de implantação da gestão da qualidade dos processos assistenciais, envolvendo a gestão clínica e a gestão administrativa de modo particular, para constituir um mapeamento das ações rotineiras para manter o selo de hospital acreditado. O método foi o estudo de casos múltiplos e a unidade de análise a acreditação hospitalar. Participaram cinco hospitais acreditados pela Organização Nacional de Acreditação e pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação, são provenientes das cidades de Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Os resultados demonstram as melhorias obtidas, os fatores facilitadores e dificultadores do processo de acreditação nas instituições hospitalares. As evidencias investigadas levam a concluir, dentre outros, que os processos de relacionamento da instituição com o paciente; pode garantir maior segurança ao paciente e ao público interno dos hospitais, o mapeamento e aperfeiçoamento dos processos de assistência tendo por base a inserção da acreditação como incremento qualitativo dos hospitais.Downloads
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Publicado
28-06-2013
Como Citar
Emidio, L., Alonso, L. B. N., Ferneda, E., & Hedler, H. C. (2013). ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASOS NO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(1), 98–113. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/13822
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles