O CONHECIMENTO E A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DE UMA ORGANIZAÇÃO RURAL

Autores

  • Ivânia Freire Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Conhecimento. Criação do conhecimento. Modos de conversão do conhecimento. Aprendizagem organizacional.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em verificar, no contexto de uma cooperativa de leite, como ocorrem os modos de conversão do conhecimento, por meio da aplicação do modelo de Nonaka e Takeuchi (1997). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo exploratória, descritiva e explicativa, complementada por dados quantitativos. Os dados foram coletados na Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema Ltda, situada no Município de Nova Andradina - MS. Além de pesquisa documental, foram feitas entrevistas semiestruturadas junto a alguns cooperados e dirigentes para, em seguida, ser realizada a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a atividade denominada: Dia de Campo, realizada pela cooperativa, promove a interação do grupo de produtores, o que resulta no compartilhamento das experiências e na troca de informações, propiciando o surgimento de conhecimento pelo aprendizado na prática. Estes fatores estão presentes nas fases de socialização e internalização do conhecimento. Nas fases de externalização e combinação do conhecimento, os cooperados somente fazem o uso do conhecimento técnico, sem uma visão compartilhada. O site da cooperativa não é utilizado para o compartilhamento do conhecimento. Entende-se que para ocorrer a criação do conhecimento, no segmento da cooperativa, há a necessidade de avanços significativos, tais como uma mudança de cultura organizacional voltada ao conhecimento e não somente à obtenção de informações que regularizam os processos produtivos para atender as normativas do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivânia Freire Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil. Bolsista da CAPES

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Agronegócio. Docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil

Downloads

Publicado

28-06-2013

Como Citar

Silva, I. F., & Binotto, E. (2013). O CONHECIMENTO E A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DE UMA ORGANIZAÇÃO RURAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(1), 132–156. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/15408

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles