ÉTICA DA INFORMAÇÃO EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS: UM CASO CONTROVERSO DE SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SOCIALMENTE INSTITUCIONALIZADO
Palavras-chave:
redes sociais virtuais, comportamentos online, compartilhamento de informações, ética da informaçãoResumo
Redes sociais virtuais como Twitter têm motivado estudos sobre compartilhamento de informações e comportamentos humanos no ciberespaço, mas necessita-se discutir mais sobre seus usos antiéticos ou antissociais. Com base em netnografia aplicada em dois influentes e socialmente institucionalizados serviços @LeiSeca do Twitter, que compartilham informações sobre trânsito em grandes cidades, identificaram-se quatro comportamentos pró-sociais (apoio ao fluxo de trânsito, ocorrências de trânsito, desaparecidos, e informações de roubos) e três antissociais (divulgação de blitze, insultos a políticos, e insultos a serviços públicos) envolvendo esses serviços e seus usuários. A partir da identificação dos comportamentos, foi possível uma segunda análise para verificar se os perfis seguem princípios éticos de compartilhamento de informações em websites de redes sociais (PARRISH, 2010) com base no framework PAPA (MASON, 1986). A partir dos quatro princípios (privacidade, precisão, propriedade, e acessibilidade) e da categorização de comportamentos pró-sociais e antissociais, concluiu-se sobre a atuação social positiva e negativa desses serviços no Twitter, bem como se contribui para discutir o impacto das informações na sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-08-2013
Como Citar
Alves de Farias, H. C., Ataide Lima, A. B., Porto Bellini, C. G., & de Faria Pereira, R. de C. (2013). ÉTICA DA INFORMAÇÃO EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS: UM CASO CONTROVERSO DE SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SOCIALMENTE INSTITUCIONALIZADO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 244–258. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/15564
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles