A INFLUÊNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL SOBRE A PERFORMANCE DOS PROJETOS DE SOFTWARE

Autores

  • Adriano Coser Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aran Bey Tcholakuian Morales Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Mauricio Selig Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Performance do Projeto de Software, Capital intelectual, Organização de Software, Modelo de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM)

Resumo

O sucesso de uma organização de desenvolvimento de software é altamente dependente da performance dos projetos que executa, tornando-se crucial para os gestores o reconhecimento dos fatores que influenciam essa performance. Considerando que os recursos necessários à execução de um projeto de software são, primordialmente, baseados em conhecimento, este trabalho recorre ao arcabouço teórico do capital intelectual para descrever a estrutura e o conteúdo desses recursos e propõe a análise da sua influência sobre a performance dos projetos. Um modelo teórico é desenvolvido para descrever os elementos do capital intelectual – capital humano, capital estrutural e capital relacional – e a performance dos projetos de software. O questionário que operacionaliza o modelo teórico é aplicado no levantamento de dados nas empresas de software da Grande Florianópolis, um polo tecnológico com importância reconhecida nacional e internacionalmente. Os dados coletados são analisados por um Modelo de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados do modelo estatístico revelam que os três elementos do capital intelectual exercem influências positivas e significativas sobre a performance dos projetos, sendo mais determinantes o capital humano e o capital estrutural. Constata-se, ainda, que o nível de capital humano é positivamente correlacionado com os níveis de capital estrutural e de capital relacional nos projetos, confirmando a teoria de que o capital intelectual gera valor para as organizações quando seus três elementos interagem e se desenvolvem mutuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Coser, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências da Computação (1994), mestrado em Engenharia de Produção (1999) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2012), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é analista de sistemas no SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados – uma empresa do Ministério da Fazenda. É membro convidado do grupo de pesquisas sobre Capital Intelectual e Indicadores de Desempenho, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Aran Bey Tcholakuian Morales, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ingenieria de Sistemas en Computación - Universidad de la República Oriental del Uruguay (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Atualmente é professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador do Instituto Stela e professor da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em Modelos e Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: data warehouse, banco de dados, sistemas de informação, avaliação de ciência & tecnologia e ciência & tecnologia.

Paulo Mauricio Selig, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, membro da Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor e membro da Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de desempenho, balanced scorecard, custos, análise do valor, gerenciamento de processos e gestão ambiental. E coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

04-08-2013

Como Citar

Coser, A., Morales, A. B. T., & Selig, P. M. (2013). A INFLUÊNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL SOBRE A PERFORMANCE DOS PROJETOS DE SOFTWARE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 196–217. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/16008

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles