UMA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PARA PORTAIS DA INOVAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Olival de Gusmão Freitas Júnior Instituto de Computação - Universidade Federal de Alagoas
  • Josealdo Tonholo Instituto de Química e Biotecnologia - Universidade Federal de Alagoas
  • Victor Diogho Heuer de Carvalho Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação em Organizações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (GCI-UFAL)
  • Thiago José Tavares Ávila Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico - Alagoas

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação, Universidade Pública Brasileira, Transferência de Conhecimento, Tecnologia da Informação, Portais da Inovação

Resumo

A inovação se apresenta na sociedade do conhecimento como um fator preponderante no processo de desenvolvimento das nações. De forma sui-generis, enquanto em quase todo mundo a inovação se faz na empresa, no Brasil a Universidade Pública Brasileira é um atípico e presente ambiente de inovação. A interação universidade-empresa define um processo de cooperação destinado a gerar produtos, serviços e processos, devendo ser intensificado e orientado com mais eficácia para a inovação e, de forma genérica, para a transferência de conhecimentos. Neste contexto, observa-se a necessidade nas Universidades Públicas Brasileiras de criar um ambiente virtual de inovação com os seus diversos atores, promovendo compartilhamento e disseminação do capital intelectual na busca de soluções inovadoras e construção de estratégias para o desenvolvimento social. Este artigo objetiva apresentar uma arquitetura informacional para o portal da inovação aplicado às Universidades Públicas Brasileiras que se constituirá em um espaço de cooperação entre setor produtivo e comunidade científico-tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olival de Gusmão Freitas Júnior, Instituto de Computação - Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, Mestre em Ciência da Computação pela UFPB e Bacharel em Ciência da Computação pela UFPB. Atualmente é Professor Associado 1 da UFAL, atuando no Instituto de Computação.

Josealdo Tonholo, Instituto de Química e Biotecnologia - Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Físico-Química pela USP, Mestre em Físico-Química pela USP, Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Atualmente é Professor Associado 4 da UFAL, atuando no Instituto de Química e Biotecnologia.

Victor Diogho Heuer de Carvalho, Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação em Organizações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (GCI-UFAL)

Bacharel em Sistemas de Informação pela UFAL. Atua como pesquisar do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação em Organizações Públicas da UFAL.

Thiago José Tavares Ávila, Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico - Alagoas

Especialista em Gerencia de Projetos pela FGV e Bacharel em Ciência da Computação pela UFAL. É Superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do estado de Alagoas e pesquisador do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inovação em Organizações Públicas da UFAL.

Downloads

Publicado

30-10-2013

Como Citar

Freitas Júnior, O. de G., Tonholo, J., Carvalho, V. D. H. de, & Ávila, T. J. T. (2013). UMA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PARA PORTAIS DA INOVAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 54–74. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/16023

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles