CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DOS ESTUDOS SOBRE PROCESSOS COGNITIVOS PARA A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Ana Virgínia Chaves de Melo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Representação da informação, Cognição.

Resumo

Propõe trazer a lume processos cognitivos fundantes da significação e discute alguns aspectos importantes da relação entre esses processos cognitivos, a representação da informação e alguns de seus instrumentos largamente utilizados. O desafio comunicacional e tecnológico tem se mantido, tanto na análise documental, quanto na construção de sistemas e instrumentos de recuperação da informação. A compreensão e (re)significação que subjazem à representação temática da informação, provocou o convite a tecer essa rede teórico-prática basal, disciplinas, áreas e campos de estudo como a Linguística, a Inteligência Artificial, a Comunicação, Filosofia, Terminologia e outros. Não obstante, pouco se vê nas produções brasileiras as contribuições dos estudos em cognição, e, no caso da discussão apresentada nesse texto, da Psicologia Cognitiva.

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Biografia do Autor

Ana Virgínia Chaves de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

20-10-2013

Como Citar

Melo, A. V. C. de. (2013). CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DOS ESTUDOS SOBRE PROCESSOS COGNITIVOS PARA A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3, 67–79. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/17067

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles