QUEM DISSEMINA SABER, APRENDE COM O CONHECIMENTO QUE CONSTRÓI? UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL
Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Organizações Públicas, Estudo de múltiplos casosResumo
Gerir o conhecimento ainda é um desafio para as organizações contemporâneas, já que o conhecimento não se limita a temporalidade ou espaço geográfico e reside nas pessoas. A administração pública também passa por esse desafio, principalmente devido a saída de profissionais experientes em processo de aposentadorias e remoções. Diante disso, a questão principal de pesquisa é: na percepção de gestores de organizações públicas do Nordeste do Brasil, como as organizações aprendem? A pesquisa se justifica pela possibilidade de levantar medidas quantitativas que permitam observar onde estão as lacunas à aprendizagem organizacional e os caminhos percorridos que trouxeram resultados, bem como, compreender as estratégias que as organizações utilizam para viabilizar o aprendizado do conhecimento. O objetivo geral é verificar a partir da percepção de gestores de organizações públicas do Nordeste do Brasil como elas aprendem. Optou-se por um estudo de casos múltiplos e de campo, de abordagem quantitativo-descritiva. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas. Os resultados sinalizam uma contradição: organizações que disseminam saberes para os produtores rurais e para a academia na área de saúde (universidade), não possuem internamente estratégias de facilitação da disseminação e aprendizagem do conhecimento sobre sua competência essencial. Além disso, os resultados demonstram que, a aprendizagem organizacional ainda não é uma lição consolidada em organizações públicas do Nordeste do Brasil, e os avanços encontrados seguem a tendência dos estudos da área.Downloads
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Publicado
22-12-2014
Como Citar
Castro, A. B. C. de, Brito, L. M. P., & Varela, J. H. de S. (2014). QUEM DISSEMINA SABER, APRENDE COM O CONHECIMENTO QUE CONSTRÓI? UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4(2), 126–146. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/17368
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles