ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO TWITTER PARA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL

Autores

  • Thiago Silva Mello Universidade Federal da Paraíba
  • Ed Porto Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Aline Priscila Araujo de Morais Universidade Federal da Paraíba
  • Joceane Gomes do Santos Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Twitter, Infográficos, Campanha Eleitoral

Resumo

Verificou-se a utilização das redes sociais, em especial o microblog Twitter, na campanha eleitoral para prefeito da cidade de João Pessoa, no ano de 2012. Avaliou-se o desempenho dos candidatos em relação a pesquisas de opiniões de votos por veículos de comunicação e as menções de internautas sobre seus candidatos. Acompanhou-se também, em tempo real, o resultado do pleito conduzido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado da Paraíba. Realizou-se uma análise sobre qual dos meios de comunicação foi mais eficiente em relação à aproximação de resultados apurados pelo TRE. Por fim, foram elaborados infográficos interativos contendo alguns resultados relevantes e uma comparação de pesquisas de opinião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Silva Mello, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Graduado em Licenciatura em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atuou como implantador de sistema pela Prefeitura Municipal de João Pessoa PMJP em parceria com a Fundação de Educação e Cultura da Paraíba, FUNETE-PB. Foi professor de Informática e Robótica na escola Decisão situada em João Pessoa para alunos do ensino Fundamental I e II. Exerceu o cargo de Analista Pleno de Suporte IV na empresa Vox Soluções Tecnologicas. Atualmente atua como professor de Informática na Escola Técnica Aprender Mais

Ed Porto Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em tecnologia em processamento de dados pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1989), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2000), pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Estágio Sênior no College of Communication da University of Texas no Knight Center for Journalism in the Americas (2013). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba onde leciona no curso de Ciência da Computação, no Programas de Pós-Graduação em Informática (PPGI) e no Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em bancos de dados, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações para TV digital interativa, bibliotecas digitais, culturas midiáticas audiovisuais, visualização de dados e educacao à distancia

Aline Priscila Araujo de Morais, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal da Paraíba(2013). Trabalhou de 2012-2013 no SIM(Sistema de informação Municipal) no sub-modulo execução da despesa, adquirindo experiência em diversas áreas da contabilidade pública , atuando principalmente na parte de analise de requisitos.Pretendo ingressar no mestrado na UFPB

Joceane Gomes do Santos, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2005). Atualmente é bolsista da Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

04-02-2015

Como Citar

Mello, T. S., Bezerra, E. P., Morais, A. P. A. de, & Santos, J. G. do. (2015). ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO TWITTER PARA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(1), 184–195. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/19232

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles