ANÁLISE DE REDES SOCIAIS: PRINCÍPIOS, LINGUAGEM E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Joaquim Manuel Rocha Fialho Universidade de Évora

Palavras-chave:

análise de redes sociais (ARS), vínculos, grafos, organizações e gestão do conhecimento.

Resumo

Este artigo parte duma discussão sobre a evolução da Teoria das Redes Sociais e o seu enfoque na análise estrutural de relações sociais nos mais diversos campos das ciências socais e humanas. A linguagem técnica peculiar que sustenta a análise de redes sociais e os vários enfoques para a utilização da metodologia fazem parte duma reflexão e explicitação que procura elucidar o leitor menos familiarizado com esta perspetiva de mapeamento da realidade social. No último ponto é elaborada uma reflexão sobre as possibilidades de aplicação da análise de redes sociais na gestão do conhecimento.

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Biografia do Autor

Joaquim Manuel Rocha Fialho, Universidade de Évora

Doutor em Sociologia pela Universidade de Évora. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora. Especialista em análise de redes sociais

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Publicado

30-09-2014

Como Citar

Fialho, J. M. R. (2014). ANÁLISE DE REDES SOCIAIS: PRINCÍPIOS, LINGUAGEM E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO NA GESTÃO DO CONHECIMENTO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4, 9–26. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/20881

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles