GESTÃO E CONHECIMENTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA RELACIONADA AO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Ensino-aprendizagem, Filosofia da Administração.Resumo
O artigo discute alternativas para a construção de alternativas pedagógicas para o tratamento de temas transversais no ensino-aprendizagem de filosofia nos cursos de administração. Desde 1993, a Filosofia é uma disciplina recomendada nos cursos de Administração em todo o Brasil, porém, o ensino-aprendizagem de filosofia relacionada aos negócios encontra barreiras para se firmar como disciplina relevante do currículo escolar. O problema central da pesquisa está em identificar alternativas didáticas para tratar temas atuais, buscando nos pensadores da administração conteúdos e métodos que possam ser aplicados para que a aprendizagem da disciplina se torne significativa. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, análise pós-factum, o objetivo da pesquisa, inicialmente, buscou detectar as dificuldades encontradas na percepção dos alunos e professores do curso de administração pertencentes a uma universidade localizada no Grande ABC, para posteriormente, submeter os pesquisados ao ensino de filosofia com o emprego da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na perspectiva da visão empreendedora. Os resultados da pesquisa, acompanhados de dados primários e secundários apontam a importância do emprego da ABP para dinamizar o processo de interatividade entre a filosofia e as demais disciplinas do curso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-06-2015
Como Citar
Bazanini, R., & Santana, N. C. (2015). GESTÃO E CONHECIMENTO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA RELACIONADA AO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(1), 64–84. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/21671
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles