UM ESTUDO TEÓRICO DAS CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS QUE INFLUENCIAM A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

  • Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez Universidade Estadual de Campinas
  • Manoel Fernando Martins Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Gestão do conhecimento, Recursos Humanos, Trabalho em Equipe, Cultura Organizacional, Estrutura Organizacional

Resumo

Este estudo desenvolve um quadro teórico sobre as implicações das características organizacionais sobre o processo de gestão do conhecimento (GC). As características organizacionais são tratadas neste trabalho como constructos por se tratarem de conceitos complexos. Diversas publicações apresentam modelos e processos voltados à GC. Entretanto, existe uma lacuna na teoria sobre os fatores do ponto de vista do contexto interno que devem ser considerados. O estudo apresenta como resultado, a partir de um amplo levantamento teórico-conceitual, cinco constructos organizacionais que sustentam o processo de GC: recursos humanos, trabalho em equipe, cultura organizacional, estrutura organizacional e desenvolvimento e absorção de conhecimento. O estudo ainda levanta as implicações destes constructos em relação às quatro fases do processo de GC (aquisição, armazenamento, distribuição e utilização do conhecimento).

Biografia do Autor

Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2011), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e graduação em Tecnologia em Processos de Produção pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2001). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Manoel Fernando Martins, Universidade Federal de São Carlos
Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (1993) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.
Publicado
2015-12-22
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles