CAPITAL INTELECTUAL E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Capital intelectual, conhecimento, ensino superiorResumo
O presente estudo tem como principal objectivo analisar o estado do capital intelectual numa instituição de ensino superior através da elaboração de indicadores que permitam avaliar o capital intelectual de um curso de mestrado dessa instituição. Para tal, numa primeira fase, realizou-se uma pesquisa em torno da abordagem à gestão do conhecimento, particularizando a análise nos temas que mais se relacionavam com o capital intelectual. Foram apresentadas as principais teorias de acordo com os autores que se dedicam a esta área do saber, primeiro em torno da noção de conhecimento, depois da teoria do conhecimento e por último da gestão do conhecimento e do capital intelectual. Na análise teórica efectuada sobre o capital intelectual, para além de apresentar a sua definição e contextualização, foi também dado destaque aos modelos de medição do mesmo. Baseando-nos na análise de alguns desses modelos, foram definidos indicadores com o objectivo de analisar o capital intelectual de uma instituição de ensino superior pública e mais concretamente um dos seus cursos de mestrado, apresentando-se os resultados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-12-2015
Como Citar
Martins, H. F., & Ferreira, A. C. (2015). CAPITAL INTELECTUAL E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE E PERSPECTIVAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(2), 83–110. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/22880
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles