CAPITAL INTELECTUAL E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE E PERSPECTIVAS

  • Helder Fanha Martins Instituto Politécnico de Lisboa - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) - Lisbon Accounting and Business School
  • Ana Cristina Ferreira Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Direito
Palavras-chave: Capital intelectual, conhecimento, ensino superior

Resumo

O presente estudo tem como principal objectivo analisar o estado do capital intelectual numa instituição de ensino superior através da elaboração de indicadores que permitam avaliar o capital intelectual de um curso de mestrado dessa instituição. Para tal, numa primeira fase, realizou-se uma pesquisa em torno da abordagem à gestão do conhecimento, particularizando a análise nos temas que mais se relacionavam com o capital intelectual. Foram apresentadas as principais teorias de acordo com os autores que se dedicam a esta área do saber, primeiro em torno da noção de conhecimento, depois da teoria do conhecimento e por último da gestão do conhecimento e do capital intelectual. Na análise teórica efectuada sobre o capital intelectual, para além de apresentar a sua definição e contextualização, foi também dado destaque aos modelos de medição do mesmo. Baseando-nos na análise de alguns desses modelos, foram definidos indicadores com o objectivo de analisar o capital intelectual de uma instituição de ensino superior pública e mais concretamente um dos seus cursos de mestrado, apresentando-se os resultados.

Biografia do Autor

Helder Fanha Martins, Instituto Politécnico de Lisboa - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) - Lisbon Accounting and Business School
Hélder Fanha Martins é Professor no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL-IPL), lecciona e é regente de unidades curriculares de Inglês de Negócios, Inglês Jurídico e Projecto de Simulação Aplicado à Gestão. Doutorado em Ciências da Linguagem e da Comunicação/Educação pela Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da sua actividade de investigação tem privilegiado as áreas do ensino/aprendizagem de inglês para fins específicos, da tradutologia com incidência na vertente terminológica e das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas às organizações.
Ana Cristina Ferreira, Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Direito
Ana Cristina Ferreira é Licenciada em Gestão e Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Gestão e Empreendedorismo pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Actualmente exerce as funções de Técnica Superior, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, exercendo a sua actividade de investigação na área do capital intelectual.
Publicado
2015-12-22
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles