COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E ÉTICA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ENTRE 2011 E 2015
Palavras-chave:
Competência em informação, Ética, Dimensão ética da competência em informaçãoResumo
O objetivo deste estudo é identificar a produção científica sobre competência em informação e as abordagens da ética no âmbito desta competência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Investigou-se nas bases de dados Library and Information Science Abstracts (LISA), Scopus, Education Resources Information Center (ERIC), Web of Science (WoS) e nos periódicos brasileiros da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia os artigos científicos publicados no período de 2011 a 2015 sobre competência em informação e que contivessem alguma menção à ética. Foram recuperados 86 artigos científicos nas bases de dados internacionais e 34 nos periódicos brasileiros. A ética aparece, principalmente, vinculada a competência em informação em iniciativas voltadas para a avaliação dos programas e dos níveis de competência em informaçãol dos estudantes, além de, inserida nos conceitos desta competência. Há também estudos voltados para as dimensões da competência em informação que citam a ética e outros que apontam para a importância do uso ético e legal da informação nas profissões e pelos estudantes. Parece haver um consenso dos autores sobre a existência de uma importante relação entre estas temáticas.Downloads
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Publicado
17-12-2016
Como Citar
Pellegrini, E., & Vitorino, E. V. (2016). COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E ÉTICA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ENTRE 2011 E 2015. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(2), 225–249. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/26813
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles