A EVOLUÇÃO DAS MUDANÇAS TÉCNICAS, TECNOLÓGICAS E DA INOVAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E OPEN USER INNOVATION

Autores

  • Cassia Aparecida Corsatto Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional. Inovação. Mudança Técnica. Conhecimento. Tecnologia.

Resumo

Este artigo apresenta um ensaio teórico sobre os impactos da produção do conhecimento organizacional na geração da inovação, observando a evolução da inovação ao longo da história desde os estudos das mudanças técnicas, tecnológicas e seus impactos para a evolução da inovação, no contexto da aprendizagem organizacional, learning organization e das práticas organizacionais da open user innovations. A título de contextualização, apresenta os conceitos de tecnologia e inovação e as formas de produção do conhecimento da mesma natureza para cada um destes temas. Apresenta-se ainda o contexto da produção do conhecimento organizacional, sua importância para o processo de geração da inovação, suas conexões com a aprendizagem organizacional a partir do indivíduo ou de um conjunto de indivíduos e da aprendizagem a partir da experiência do usuário. Foi desenvolvido utilizando a literatura como guia, considerando questões afetas à evolução tecnológica, inovação e conhecimento organizacional, buscando contextualizar os impactos da evolução tecnológica na geração da inovação e produção do conhecimento organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Aparecida Corsatto, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bacharel em Biblioteconomia- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva-SP Especialista em Agentes de Difusão e Inovação Tecnológica - CEFET/GO Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - UFSCar Doutoranda em em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - UFSCar Linha de Pesquisa: Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável Foco Inovação.

Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais (1995) pela UFSCar. Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

17-12-2016

Como Citar

Corsatto, C. A., & Hoffmann, W. A. M. (2016). A EVOLUÇÃO DAS MUDANÇAS TÉCNICAS, TECNOLÓGICAS E DA INOVAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E OPEN USER INNOVATION. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(2), 4–31. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/27222

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles