GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE METABIBLIOMÉTRICA

Autores

  • Fabio Correa Universidade Federal de São João del-Rey
  • Fabricio Ziviani Universidade FUMEC
  • Flavia Braga Chinelato Universidade FUMEC

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Bibliometria, Metabibliometria.

Resumo

A Gestão do Conhecimento é um campo de pesquisa amplo que permite diversas abordagens integrativas com outras disciplinas. A esta interdisciplinaridade, diversas fontes de informação como periódicos, livros, dentre outras, publicam frequentemente informações relevantes para o fomento de práticas e discussões de aplicação em âmbito empresarial, educacional e informacional. Diante deste cenário este estudo objetiva investigar, através do uso de matabibliometria, o cenário da Gestão do Conhecimento no Brasil compreendendo o período de 1977 a 2010, com o intuito de fomentar as pesquisas na área e fornecer a pesquisadores entrantes informações relevantes para a construção do conhecimento científico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Como resultados identificou-se que as pesquisas em parcerias são mais frequentes que as individuais, grande parte dos autores publicam apenas uma vez sobre o tema, seis autores mais citados abarcam 52,41% do total de referências das publicações, e os livros são as principais fontes de referências bibliográficas, mas têm apresentado tendência de mudança nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Correa, Universidade Federal de São João del-Rey

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2005) e graduado em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Flavia Braga Chinelato, Universidade FUMEC

Mestre em Administração

Downloads

Publicado

17-12-2016

Como Citar

Correa, F., Ziviani, F., & Chinelato, F. B. (2016). GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE METABIBLIOMÉTRICA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(2), 208–224. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/27943

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles