GESTÃO DO CONHECIMENTO E SABER NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: REFLEXÕES DE IMPORTÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1Palavras-chave:
GESTÃO DO CONHECIMENTO, BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIASResumo
Apresenta-se revisão da literatura especializada acerca da gestão do conhecimento e do saber nas Bibliotecas Universitárias (BU’s) possibilitando reflexões sobre a importância dessas instituições na contemporaneidade, uma vez que essa área de gestão pode ser considerada um dos principais elementos da economia na atualidade. Em face deste cenário a informação passa a ser elemento indispensável à formação critica e exercício da cidadania para todos os indivíduos, portanto, as BU’s assumem um novo papel, visto que não devem limitar-se aos muros da universidade sendo responsáveis por toda a comunidade na qual estão inseridas. O modus operandi necessário ao pleno desenvolvimento das BU’s tem como elemento central o profissional da informação. Ressalta-se que para a compreensão de todo o processo que envolve as BU’s e a gestão do conhecimento e do saber nas mesmas, é preciso haver uma adequada diferenciação dos elementos: saber, informação e conhecimento. A abordagem da gestão do conhecimento com a apresentação de seus mais relevantes conceitos, bem como o apontamento do cenário atual são propostos neste artigo que apresenta, ainda, como ocorre o processo de criação do conhecimento nas BU’s e a adoção de referências e melhores práticas para este fim. O arcabouço teórico apresentado tem como objetivo possibilitar o estabelecimento de inter-relação entre a gestão do conhecimento e as BU’s, evidenciando a importância da gestão do conhecimento rumo ao saber como uma lógica organizacional e uma nova conduta de gestão a ser adotada nas BU’s brasileiras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-06-2017
Como Citar
Silva, D. S., & Belluzzo, R. C. (2017). GESTÃO DO CONHECIMENTO E SABER NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: REFLEXÕES DE IMPORTÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 5–27. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1
Edição
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles