CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: EPISTEMOLOGIA, TIPOLOGIA, FACILITADORES E BARREIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Inovação, Aprendizagem Organizacional, Cultura Organizacional, Epistemologia do Conhecimento.Resumo
A partir de uma revisão sistemática da literatura, este artigo buscou caracterizar a produção acadêmica mais difundida nos últimos 15 anos sobre a criação do conhecimento nas organizações, apresentando as correntes epistemológicas, os conceitos utilizados, as diferentes tipologias adotadas e as principais barreiras e facilitadores citados nas publicações. Os resultados sugerem que a criação de conhecimento pode ser concebida como um processo colaborativo de combinação entre conhecimentos externos e internos às organizações, e que há diferentes formas de se criar diferentes tipos de conhecimentos dependendo do contexto organizacional. Apesar de indicar que a teoria da criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1996) tornou-se paradigmática, o estudo aponta uma série de outras abordagens, sugerindo que novas perspectivas devem ser utilizadas para o avanço da compreensão do fenômeno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-12-2017
Como Citar
Sordi, V. F., Cunha, C. J. C. de A., & Nakayama, M. K. (2017). CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: EPISTEMOLOGIA, TIPOLOGIA, FACILITADORES E BARREIRAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(2), 160–174. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles