CAPACIDADES DINÂMICAS E LEGITIMIDADE DOS CLIENTES EM SUPERMERCADOS

Autores

  • Michael Samir Dalfovo Instituto Blumenauense de Ensino Superior
  • Mirian Magnus Machado Instituto Blumenauense de Ensino Superior Coordenadora e Professora
  • Andressa Gonçalves Instituto Blumenauense de Ensino Superior
  • Vanessa Zucki Machado Instituto Blumenauense de Ensino Superior

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Palavras-chave:

Capacidades Dinâmicas. Legitimidade dos Stakeholders. Inovação. Vantagem Competitiva. Supermercados.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as Capacidades Dinâmicas na percepção dos gestores dos maiores supermercados de uma região do Sul do Brasil e caracterizar os fatores que compõem a legitimidade dos clientes. A pesquisa foi realizada com oito gestores de grandes supermercados e com quatrocentos clientes destes estabelecimentos. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem quantitativa. A análise dos dados no que tangencia as Capacidades Dinâmicas ocorreu com oito gestores de grandes supermercados. Para tanto, as técnicas de análise descritivas foram: média, desvio-padrão e correlação de Pearson. A Legitimidade dos Clientes foi considerada pela Média e Desvio Padrão, a Análise Fatorial Confirmatória de uma única Dimensão composta de 11 fatores. Os resultados evidenciam que as organizações estão atentas às mudanças do ambiente externo, bem como se adaptam e tomam ações a fim de se legitimar perante seus clientes. Os resultados nos fatores de capacidades dinâmicas são: aquisição, assimilação, transferência e exploração. Conclui-se que as capacidades dinâmicas caracterizam a existência de capacidade e habilidade de explorar informações e conhecimentos externos, relevantes e atuais da concorrência ou de forma geral, de modo que se modifiquem e/ou inovem. No que diz respeito aos stakeholders clientes, a legitimidade dos clientes é o fator de maior contribuição diante das ações supermercadistas que são a qualidade dos produtos e serviços.

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Biografia do Autor

Michael Samir Dalfovo, Instituto Blumenauense de Ensino Superior

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí; Professor e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Conhecimento, Estratégia e Competitividade do Curso de Administração do Instituto Blumenauense de Ensino Superior

Mirian Magnus Machado, Instituto Blumenauense de Ensino Superior Coordenadora e Professora

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau; Coordenadora, Professora e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Conhecimento, Estratégia e Competitividade do Curso de Administração do Instituto Blumenauense de Ensino Superior

Andressa Gonçalves, Instituto Blumenauense de Ensino Superior

Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau, Professora e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Conhecimento, Estratégia e Competitividade do curso de Administração do Instituto Blumenauense de Ensino Superior

Vanessa Zucki Machado, Instituto Blumenauense de Ensino Superior

Bacharela em Administração do Instituto Blumenauense de Ensino Superior

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Publicado

22-12-2017

Como Citar

Dalfovo, M. S., Machado, M. M., Gonçalves, A., & Machado, V. Z. (2017). CAPACIDADES DINÂMICAS E LEGITIMIDADE DOS CLIENTES EM SUPERMERCADOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(2), 23–43. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles