A EFETIVIDADE INFORMACIONAL DOS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAIS NA PERSPECTIVA DO CIDADÃO

Autores

  • Maciel Carlos Antunes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2

Palavras-chave:

Transparência, Governo Aberto, Participação Popular, Comunicação Organizacional, Administração Pública

Resumo

Desde o surgimento da nova administração pública até as mudanças mais recentes, muito se debateu sobre transparência, participação e controle social. Os órgãos públicos, visando disponibilizar informações gerenciais, criaram, em seus portais na internet, o menu de transparência. Assim, questiona-se se as informações disponibilizadas promovem efetividade informacional em suas dimensões – acesso, conteúdo, estrutura e valor e, adicionalmente despertam o interesse da participação social. O objetivo do estudo é verificar se os dados postados atendem às preferências dos cidadãos e despertam nestes o interesse em participar das decisões políticas. Neste trabalho, optou-se por utilizar a Teoria da Comunicação aliada à tese da administração democrática no âmbito do conceito de “governo aberto”. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, aplicação de questionário on-line e análise comparativa de dados. Os resultados indicaram que: as organizações não disponibilizam 100% das informações sugeridas nos normativos; em contexto geral a navegabilidade, usabilidade e acessibilidade são razoáveis e os sítios do Poder Executivo e dos Estados Federados possuem as piores avaliações; as informações disponibilizadas são parcialmente relevantes e de fácil entendimento e seu volume não é satisfatório; as informações disponibilizadas não atendem às necessidade de conhecimento dos usuários e não despertam o interesse em participar do processo de tomada de decisão; e, as informações promovem parcialmente o princípio democrático da transparência. Ao final, concluiu-se que as informações postadas pelos órgãos públicos não possuem efetividade suficiente para atender ao princípio da transparência, bem como deve-se buscar o planejamento da comunicação pública de forma ampla.

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Biografia do Autor

Maciel Carlos Antunes, Universidade de Brasília

Mestre em administração na área de conhecimento de Gestão Organizacional pela Universidade de Brasília. Pós graduado em gestão pública pela Escola Nacional de Administração Pública e em Contabilidade Pública e Controladoria pela Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisas em Gestão Pública/UnB. Diretor de Orçamento e Finanças Adjunto do Ministério Público do Trabalho e prof. de pós-graduação do curso de administração pública o Instituto de Ensino Superior de Brasília - IESB.

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Publicado

29-08-2018

Como Citar

Antunes, M. C. (2018). A EFETIVIDADE INFORMACIONAL DOS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAIS NA PERSPECTIVA DO CIDADÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(2), 162–178. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles