PERSPECTIVAS DE PESQUISA SOBRE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA ANTECIPATIVA E COLETIVA (IEAc) POR MEIO DA ANÁLISE DE SENTIMENTO: UM CENÁRIO DIDÁTICO DE USO

Autores

  • Guilherme Bertoni Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo Kraemer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Leomar Todesco Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Estrategicamente as empresas devem estar em constante capacidade de adaptação, ou seja, atentas aos movimentos externos em relação a eventos futuros. Portanto, há a necessidade da exploração de sinais fracos, através da detecção, interpretação e uso desses sinais para antecipação. O objetivo deste relato de experiência é apresentar perspectivas de pesquisa sobre Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) por meio da Análise de Sentimento. Dentro deste contexto, e seguindo o método pesquisa-ação, foi proposto e implementado através da ferramenta Node-RED da IBM, um cenário didático de uso da análise de sentimento. O experimento consistiu no monitoramento de posts no Twitter sobre um determinado assunto indexado através de uma hashtag. Caso o post fosse analisado pelo algoritmo de análise de sentimento como negativo, um e-mail é enviado para um determinado usuário para que este faça a gestão/tomada de decisão sobre o assunto. Este cenário de uso foi aplicado para a demonstração desta técnica de Advanced Analytics com o intuito de trazer uma forma inovadora para a IEAc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Bertoni Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Faculdade Senac Porto Alegre e da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil.

Rodrigo Kraemer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Policial Rodoviário Federal, Brasil.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

José Leomar Todesco, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

Machado, G. B., Kraemer, R., Dandolini, G. A., Souza, J. A. de, & Todesco, J. L. (2020). PERSPECTIVAS DE PESQUISA SOBRE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA ANTECIPATIVA E COLETIVA (IEAc) POR MEIO DA ANÁLISE DE SENTIMENTO: UM CENÁRIO DIDÁTICO DE USO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(1), 152–164. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/34366

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Articles